Sustentabilidade

A nossa empresa resultou de uma enorme paixão pela construção e na nossa capacidade de, com recurso à criatividade, design e engenho, tornar real os sonhos e projetos dos clientes que nos procuram.

Tendo em conta a nossa experiência no sector da madeira e a evolução das alterações climáticas, a opção por trabalhar de uma forma sustentável e amiga do ambiente foi uma opção natural para nós. E assim nasceu a Odum, uma empresa de construção com uma forte preocupação ecológica.

A construção em madeira é uma tendência mundial, não só por se tratar de um material extremamente sofisticado, confortável e versátil, mas também por ser uma matéria-prima natural, renovável, reciclável e ecológica:

O recurso à utilização de materiais naturais na construção é uma forma de impedir o desenvolvimento do aquecimento global;

O impacto da madeira no meio ambiente é neutro;

A madeira proporciona, bem-estar e qualidade de vida criando ambientes onde se respira um ar mais limpo, comparativamente a outros materiais de construção convencionais.

Quando usamos madeira proveniente de florestas certificadas e de gestão 100% sustentável em questões ambientais, sociais e económicas, estamos a assumir um compromisso de uma construção eco-responsável.

A qualidade da execução de uma obra a par da qualidade dos materiais utilizados são fatores chave para a sua durabilidade.

É desta forma que procuramos corresponder às exigências dos nossos Clientes, pois também estes revelam preferência por materiais provenientes de economias equilibradas e com garantia de transparência.

Por outro lado, para evitar a desflorestação, a madeira está sujeita a vários rótulos que atestam que esta provém de florestas geridas de forma sustentável.

O selo FSC, garante que a madeira é proveniente de florestas geridas de acordo com critérios de qualidade ecológica e social e o PEFC que certifica que a madeira utilizada para construção e que o reflorestamento é de alta qualidade, permitindo manter a biodiversidade.

A madeira tem uma eficiência energética surpreendente, na eficiência mecânica é 6,4 vezes superior à do aço relativamente à sua densidade consome 24 vezes menos energia do que o vidro para a sua transformação.

Consome 200 vezes menos energia que o alumínio, para uma resistência idêntica e tem uma condutividade térmica 10 vezes inferior à do cimento.

Fonte: Tackle-Climat-Change-EN.pdf
Fonte: Tackle-Climat-Change-EN.pdf

Foi por aqui que escolhemos começar e é por aqui que queremos trilhar o nosso caminho, rumo a um futuro mais sustentável. Queremos fazer mais e melhor e vamos continuar atentos ao desenvolvimento de economias circulares, reciclando, reaproveitando e reduzindo consumo, aproveitando os resíduos de forma ativa de acordo com o ciclo natural da natureza.